top of page

Introdução

 

      Este e-portefólio está inserido no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional VI e tem como principal objetivo um breve relato e reflexões acerca da nossa prática pedagógica. Esta decorreu na Escola Básica do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos/Pré-Escolar Bartolomeu Perestrelo, em contexto de Educação de Infância, nomeadamente na Educação Pré-Escolar, com 13 crianças com idades compreendidas entre os cinco e os seis anos.

      Bernardes e Miranda (2003) definem portefólio como um instrumento que possui “(…) normas de organização específicas e testemunha a reflexão do aluno e a sua participação no modo de efectivar a sua aprendizagem. O portefólio mostra, claramente, aquilo que ao aluno aprendeu e como se processou.” (p. 18). Apesar de este constituir uma ferramenta bastante útil no âmbito da Educação, ao longo dos anos tem-se vindo a desenvolver os e-portefólios, que seguem a mesma linha orientadora dos portefólios tradicionais, com a particularidade de ser elaborado através de instrumentos eletrónicos, normalmente através da utilização da internet.

    Os e-portefólios representam uma forma de inovação perante os portefólios tradicionais, na medida em que possuem um conjunto de funcionalidades que permitem representar as ideias de formas mais diversificadas, como por exemplo, através de vídeos ou formatos áudio (Barrett, 2006; Tosun & Baris, 2011). De acordo com Barrett (2006), os e-portefólios têm potencialidades que conduzem à motivação e empenho por parte dos alunos, ao mesmo tempo que ilustra, de melhor forma, a sua aprendizagem, na medida em que o aluno “(…) dá conta das reflexões que faz, dos esforços que desenvolve, define, para si próprio, objectivos, determina as estratégias a seguir, lança a si mesmo desafios.” (Bernardes & Miranda, 2003, p. 18). Além disso, é uma forma de estar em contacto mais próximo com os professores, podendo-se negociar os aspetos que estarão presentes no e-portefólio e a melhor forma de os representar e de refletir acerca deles (Bernardes & Miranda, 2003).

      Tendo tudo isto em conta, no presente e-portefólio iremos fazer uma breve contextualização teórica, tendo como base autores de referência para a Educação de Infância, que sustentarão não só toda a nossa base teórica, como também a nossa prática pedagógica. Inicialmente, abordaremos o perfil do Educador de Infância, explicando o seu papel no desenvolvimento das crianças. Posteriormente, faremos umas breves anotações acerca do desenvolvimento intelectual e motor da criança e, por fim, falaremos um pouco acerca da importância do contexto da Educação de Infância enquanto promotor de aprendizagens.

      Numa segunda fase deste e-portefólio, iremos caracterizar, de forma breve, a instituição onde decorreu a nossa prática pedagógica e o meio onde está inserida. Além disso, caracterizaremos o ambiente educativo vivido na sala onde realizámos as nossas aulas práticas, assim como as crianças com as quais as experienciámos. Posteriormente, iremos refletir acerca da nossa intervenção pedagógica propriamente dita, elaborando breves reflexões acerca das situações de aprendizagem promovidas por nós. Por fim, faremos duas reflexões individuais um pouco mais aprofundadas acerca desta experiência.

      Neste e-portefólio, também serão encontradas algumas evidências em imagens, que ilustram a nossa prática pedagógica de forma mais clara para o visitante deste e-portefólio. Iremos, também, apresentar alguns endereços úteis no âmbito da Educação de Infância e as referências por nós utilizadas para elaborarmos toda a fundamentação teórica e sustentarmos a nossa intervenção pedagógica. Por fim, podemos encontrar um separador, em que os visualizadores podem deixar alguma mensagem ou sugestão.

            

bottom of page